Encontro tecnológico busca criar plataforma para aferição de dados dos ODS em Santos

O Encontro Tecnológico de Inverno de Santos (Etis) vai reunir mais de 70 técnicos voluntários na manhã deste sábado (27), a partir das 8h, para construir uma aplicação que identifique os outliers, ou seja, valores que estão fora da faixa normal, dos indicadores de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da cidade. O evento, fechado ao público, acontece na sede da ModalGR, no Centro de Santos.

Os participantes foram selecionados através de um processo seletivo, onde tiveram que responder um formulário com questões técnicas. Após a seleção, foram formadas equipes que se reuniram semanalmente durante quatro meses para planejar o evento. O objetivo é construir um software que será entregue para a administração municipal.

Aliás, os selecionados são de diversas comunidades de tecnologia, como Baixada Ágil, Baixada Nerd, BxSec, DevOpsBaixada, Front-Pra-Praia (Front-End), QA Caiçara, Py013 e UX/UI, promovendo trocas de experiências entre profissionais, estudantes e entusiastas da tecnologia da região. O especialista em Ciências de Dados da Py013, Altair Ribeiro, explica que a ação coletiva tem o intuito de colaborar com o desenvolvimento da cidade e incentivar o uso da tecnologia na aferição de dados no poder público.

“São comunidades de tecnologia formadas por cidadãos. Escolhemos trabalhar os indicadores de ODS de Santos, entretanto, o software pode ser aplicado a qualquer prefeitura que possua esses dados”, explica Ribeiro. Vale ressaltar que os dados relacionados aos ODS, previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangem aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Para o CEO da ModalGR, Danilo Abbondanza, o evento está conectado aos princípios da empresa, que é signatária do Movimento ODS Santos 2030. “Acreditamos no poder da tecnologia para transformar realidades e criar um impacto positivo duradouro. O Etis é uma manifestação concreta dessa crença, onde conhecimento, inovação e colaboração se encontram para gerar soluções que beneficiem toda a comunidade”, enaltece.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *