Unisanta realiza exposição ‘ODStino’ com representações artísticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está promovendo a exposição “ODStino”, parte da Expo Design Unisanta, que acontece de 23 a 29 de agosto. A mostra reúne os talentos dos calouros do curso de Design Gráfico, que transformaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em expressivas representações artísticas. O evento, localizado no Pátio MI, próximo ao Memorial Santa Cecília, é fruto da disciplina “Desenho: Representação e Expressão”, ministrada pela professora Audrey Duarte, idealizadora do projeto.

Composta por 17 cartazes coloridos no formato A3, além de instalações que ocupam espaços de até 1,5 metro de altura e 1 metro quadrado de base, a exposição reflete sobre o papel do jovem designer na construção de um futuro mais sustentável. As obras demonstram como cada ODS pode ser interpretado e representado de maneira criativa e impactante.

A coordenadora do curso de Design Gráfico, Giovanna Capomaccio, destacou a importância da mostra na formação dos estudantes. “Para os alunos, é uma experiência muito importante, pois eles colocam em prática todas as técnicas de montagem de uma exposição, que incluem cartazes e instalações artísticas. Para o designer, isso fará parte do cotidiano profissional”, explicou.

As instalações foram criadas por 28 alunos, utilizando diversos materiais, incluindo recicláveis. Para Audrey, os ODS são o tema ideal para trabalhar com alunos iniciantes. “Temos uma turma de calouros, então precisávamos desenvolver algo que eles pudessem expressar sobre as necessidades do planeta. Nada melhor do que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como linha-guia”.

O diretor do curso, Fábio Giordano, também ressaltou a relevância dos ODS na academia. “Os ODS são utilizados como justificativa para uma série de projetos dentro da extensão universitária e atividades complementares. Quanto mais falarmos sobre os ODS e os traduzirmos para a população, melhor será para atingirmos esses objetivos até 2030”.

Para os alunos, a exposição foi uma oportunidade única de aplicar seus conhecimentos em um projeto real. Rodolfo Fernandes, um dos expositores, revelou que fez uma imersão no tema. “Minha expectativa era não apenas trazer uma estrutura, mas fazer algo que se relacione com saneamento básico, água potável e que comunique minha ideia aos colegas”. Já Isaac Ferreira, que trabalhou com o ODS sobre crescimento econômico e trabalho decente, destacou que “vivemos em uma desigualdade muito grande; o mundo precisa de um crescimento de forma sustentável”.

Maria Eduarda Santa, por sua vez, utilizou materiais recicláveis em sua obra para mostrar como os resíduos do cotidiano podem ser transformados em arte. “Usei coisas que a gente descarta no dia a dia para que ficasse o mais claro e objetivo possível. O que é novo um dia se torna velho, e esse ciclo se repete incansavelmente”, detalhou.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *