ACT4SDGs Unir para agir: a Semana Global dos ODS da ONU começou!

A Semana Global para #Act4SDGs é realizada de 15 a 25 de setembro. Esta mobilização mundial ocorre durante a semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU em setembro. A ideia é que, ao unir esforços, possamos comunicar coletivamente que nossas escolhas e ações individuais são importantes e que, juntos, podemos promover mudanças transformadoras para um futuro sustentável.

Durante essa semana, cidadãos, entidades do terceiro setor, universidades, empresas e administração pública são incentivados a registrar suas ações no Mapa Global, demonstrando seu impacto positivo e compromisso com os ODS. A campanha deste ano foca em temas cruciais como mudança climática, paz, igualdade de gênero, inclusão e sistemas alimentares sustentáveis.

Se por um lado, a  Campanha de Ação dos ODS da ONU em 2023 foi a mais bem-sucedida, com mais de 150 milhões de ações para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) registradas em mais de 190 países ao redor do mundo. Por outro lado, de acordo com o recente Relatório de Progresso dos ODS, apenas 12% das metas dos ODS estão atualmente no caminho certo, enquanto o progresso permanece lento ou insuficiente para 50% delas. Mais de 30% dos ODS estagnaram ou regrediram. Nesse contexto, a Semana Global para #Act4SDGs é uma oportunidade única para organizações da sociedade civil, Estados-membros e o setor privado se mobilizarem com determinação e se comprometerem com a ação para reavivar a esperança em um futuro sustentável para todos.

No ano passado, Santos realizou mais de 370 ações, tornando-se o município com mais atividades registradas na plataforma da ONU na América do Sul, demonstrando a união entre todos os setores da sociedade santista de forma conectada. Para este ano, o objetivo proposto no lançamento do Movimento ODS Santos 2030 é ter 3 mil ações cadastradas, uma meta ousada que tem a possibilidade de integrar ainda mais os atores neste cenário preocupante que podemos todos ver, seja nos noticiários ou no dia a dia.

Este ano, além do Movimento ODS Santos e seus 130 signatários, o Manifesto ESG da Autoridade Portuária de Santos e 30 empresas participantes, inicia-se também o Manifesto ESG das Pequenas e Médias Empresas com o Sebrae e Instituto Nova Maré. Outra novidade é a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos trazendo para a pauta a construção, inovação e sustentabilidade, integrando dois segmentos importantes para ações em prol da Agenda 2030.

ODS é engajamento. Quanto mais falamos sobre a Agenda 2030, mais as pessoas entendem que fazem parte de um problema, e as reflexões transformam a sociedade em agentes para soluções. Seja simplesmente no que consumimos e como descartamos, na utilização racional dos recursos naturais, na diminuição de consumo de combustível fóssil, na equidade e igualdade de acessos para alcançar o equilíbrio e paz entre as pessoas.

A plataforma #ACT4SDGs da ONU é de fácil usabilidade, disponibiliza tutorial e material gráfico. Basta criar o perfil, cadastrar as iniciativas, e dá para ver, como no Google Maps, todas as cidades que estão realizando ações no mundo. E é fácil perceber que localidades que mais precisam dos ODS são as que menos fazem. Conheça o #ACT4SDGs, acesse o link: https://act4sdgs.org/global-map/

Fábio Tatsubô – Movimento ODS Santos 2030

Artigo ODS todas as terças-feiras no Diário do Litoral:
http://gazetasp.com.br.s3-website-us-west-2.amazonaws.com/home/gazetasp/subdomains/pdf/diariodolitoral/2024/09/17/2042ed/issue11070.pdf


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *