Movimento Nacional ODS tem papel crucial na promoção dos ODS no Brasil

Fundado em 2004, o Movimento Nacional ODS (MNODS) tinha como objetivo inicial promover o desenvolvimento sustentável de maneira ampla. No entanto, com a adoção da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU, em 2015, o movimento direcionou seu foco para a promoção e implementação desses objetivos no Brasil.

Presente em todos os estados brasileiros, o Movimento busca adaptar as metas globais dos ODS às realidades locais, promovendo a colaboração entre governos, empresas, ONGs e a sociedade civil. O objetivo é implementar ações que promovam um desenvolvimento sustentável e inclusivo em todo o país, respeitando as necessidades específicas de cada região.

O MNODS tem uma participação ativa na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), recriada pelo Decreto 11.704, de 14 de setembro de 2023. A CNODS, composta por um colegiado paritário e de natureza consultiva, opera sob a Secretaria-Geral da Presidência da República e tem como missão promover a implementação da Agenda 2030 no Brasil. O MNODS foi selecionado em edital da CNODS, destacando-se como uma das iniciativas mais importantes para o desenvolvimento sustentável no país.

Entre os principais eixos de atuação do movimento, estão: mobilização e articulação, educação e conscientização, apoio a projetos regionais, estabelecimento de parcerias estratégicas, monitoramento e avaliação das ações, e compartilhamento de boas práticas.

Adesão ao Movimento Nacional ODS

A adesão ao MNODS é simples e aberta a indivíduos e organizações. Para se tornar um signatário e contribuir com a promoção dos ODS em sua localidade, é necessário acessar o portal do Movimento Nacional ODS, onde estão detalhados os benefícios e os compromissos dos signatários. O processo inclui o preenchimento de um formulário de adesão disponível no site, com versões específicas para pessoas físicas e jurídicas. No caso de organizações, o documento deve ser assinado pelo responsável legal.

Os benefícios da adesão incluem: participação em uma rede reconhecida nacionalmente pelo PNUD e pela Rede Brasil do Pacto Global, prioridade em eventos promovidos pelo movimento, apoio institucional para ações relacionadas aos ODS, e participação em processos de reconhecimento, como certificações e prêmios.

Entre os compromissos dos signatários estão: o uso do selo de signatário em materiais institucionais e de divulgação, o envio anual de um relatório de ações realizadas, a divulgação da adesão ao Movimento por meio de campanhas, e a utilização do selo “Juntos pelos ODS”.

Exemplo Inspirador: Movimento Nacional ODS Santa Catarina

Um exemplo notável de sucesso é o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que se destaca pela organização e engajamento. Com 14 comitês espalhados por 118 cidades e mais de 1.880 signatários (a maioria formada por empresas), o MNODS SC realiza ações consistentes e autossustentáveis, sem depender de recursos públicos. Iniciativas como o “ODS na Prática”, o “Prêmio ODS SC”, além de eventos como a “Semana ODS na Prática” e o “Fórum Brasil ODS”, são exemplos do impacto positivo do movimento no estado. Que o exemplo de Santa Catarina sirva de inspiração para outras regiões na implementação dessa agenda urgente.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://movimentoods.org.br/ ou o QR Code.

Fábio Tatsubô – Movimento ODS Santos 2030

Artigo ODS todas as terças-feiras no Diário do Litoral
http://gazetasp.com.br.s3-website-us-west-2.amazonaws.com/home/gazetasp/subdomains/pdf/diariodolitoral/2024/09/24/1616e9/issue11085.pdf


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *