Encontro sobre sustentabilidade e inclusão inspira empreendedoras em Santos

Com o tema ‘Sustentabilidade e inclusão nos negócios: ESG para pequenas empresas e grandes mulheres’, o 6º Encontro Empreender Para Todas reuniu, no último sábado (28), mais de 50 mulheres empreendedoras em busca de estratégias para aprimorar seus negócios de maneira sustentável e inclusiva. O evento, promovido pela Mimos Para Todos e Liga da Bondade, ocorreu na Associação Comercial de Santos (ACS), como parte da programação de ações do Movimento ODS Santos 2030.

O encontro, totalmente gratuito, contou com palestras de profissionais como Vivi Paiva (Inclusivamente), Andrea Ribeiro (ACS) e Helga Monteiro (Projeto Tampinhas do Futuro), que compartilharam suas experiências sobre práticas sustentáveis e a importância da inclusão nos negócios. Além das palestras, o evento foi marcado por sorteios de brindes e oportunidades de networking, onde as participantes puderam trocar experiências e fortalecer suas redes de contatos.

Fundadora da Mimos Para Todos e uma das idealizadoras do evento, Lillian Miyuri destacou a importância do desenvolvimento sustentável para a longevidade dos negócios. Segundo a empreendedora, práticas sustentáveis, além de contribuir para a sociedade e o meio ambiente, também geram retorno financeiro para as empresas. “É essencial para o crescimento do negócio. Além de beneficiar toda a cadeia, traz retornos financeiros e se torna um diferencial competitivo. No entanto, deveria ser um dever de cada um de nós”, afirmou.

Lillian compartilhou a satisfação de ver as empreendedoras aplicando as lições aprendidas. “Fico emocionada com cada feedback, principalmente quando vejo que o que foi passado na teoria está sendo transformado em prática e gerando resultados”, revelou. Uma das participantes é Pri Loureiro, proprietária da Kitutes da Pri, que já marca presença no evento pela segunda vez.

A confeiteira contou que o encontro tem sido uma fonte de inspiração para o seu crescimento como empreendedora. “Me fez pensar novamente na melhoria das embalagens que utilizo, para que eu possa contribuir com a sustentabilidade. Estou ajustando meu negócio para usar embalagens mais sustentáveis e estou me dedicando à separação do lixo, já que tenho coleta seletiva próxima ao meu bairro”, antecipou Pri, que administra seu negócio do bairro Jardim Independência, em São Vicente.

Para a coordenadora de sustentabilidade da Associação Comercial de Santos, Andrea Ribeiro,  mesmo com recursos limitados, pequenos negócios podem gerar impactos positivos em suas comunidades ao adotar práticas sustentáveis e inclusivas. “Sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e criar um legado positivo,” afirmou Andrea.

Com quase dez anos de atuação no mercado, a confeiteira, que atualmente trabalha com delivery, relembrou sua trajetória como empreendedora. “Já tive um ateliê por dois anos e atendo várias cidades da Baixada Santista, como Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá”, disse. “Estou gostando bastante de participar do Empreender Para Todas e tem me acrescentado muito como pessoa e profissional”, concluiu.

Ao final do ciclo de encontros do Empreender Para Todas, em novembro, as empreendedoras que mais se destacarem terão a oportunidade de concorrer a prêmios, como uma viagem para Arraial do Cabo.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *