ODS Santos apresenta relatório de ações em 2024 no Manifesto ESG do Porto de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) realizou, na última terça-feira (10), a 10ª reunião do Manifesto ESG do Porto de Santos, marcando a expansão das iniciativas sustentáveis para o próximo ano. O evento oficializou a adesão da Marimex como nova signatária e do Instituto Recicla Mundo como apoiador. Além do planejamento e das novas adesões, foi apresentado o balanço das ações realizadas em 2024.

Durante a reunião da iniciativa lançada pela APS, que reúne instituições públicas e privadas comprometidas com práticas sustentáveis no Porto de Santos, o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) apresentou um relatório das atividades do Movimento ODS Santos, destacando os esforços da cidade na Agenda 2030.

Além das novas adesões, a reunião apresentou uma prévia da agenda de 2025, que inclui a formação de grupos temáticos focados em áreas como mudanças climáticas, diversidade e inclusão, e governança corporativa. Esses grupos, que terão suas composições definidas até janeiro, vão aprofundar discussões e propor ações específicas em cada uma dessas frentes.

O superintendente de Governança, Riscos e Compliance da APS, Claudio Bastos, ressaltou a importância de expandir o impacto das iniciativas. “Nosso objetivo é dar maior amplitude aos projetos e impactar mais pessoas”, afirmou.

A reunião mostrou como a integração entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil tem fortalecido a posição de Santos como referência em sustentabilidade. Para o chefe do Depods, Fábio Tatsubô, “o ano de 2024 conectou diversos segmentos da Cidade nas metas da Agenda 2030. Iniciativas como o Movimento ODS Santos, o Manifesto ESG Porto de Santos e o Manifesto ESG das MPEs demonstram o compromisso conjunto em promover práticas responsáveis e sustentáveis”, disse.

Outro ponto de destaque foi a apresentação do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, conduzida por Armando de Nardi Neto, auditor da Controladoria-Geral da União, reforçando a necessidade de práticas éticas e transparentes no setor portuário.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *