Você sabe o que são os ODS? A maioria dos brasileiros não sabe

Apesar de terem sido criados em 2015, com metas para 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ainda são um assunto pouco conhecido.

A última pesquisa, realizada em 2019 pela Rede Conhecimento Social em conjunto com o IBOPE Inteligência e o Conhecimento Social — Estratégia e Gestão, revelou que 49% dos brasileiros não conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Do total, 10% declararam ter algum conhecimento sobre o tema e apenas 1% disse saber bastante sobre o assunto. O dado preocupa, porque a agenda é muito complexa e aponta para uma mudança importante no cenário mundial, o que exige a participação de todos.

A pesquisa é antiga, mas o cenário não mudou ou piorou. Veio a pandemia, as urgências do pós-pandemia, e agora, faltando pouco menos de seis anos para atingir as metas, a última avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destaca alguns desafios e progressos importantes. O Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável de 2022 aponta que houve uma reversão em anos de progresso em áreas como erradicação da pobreza, fome, saúde e educação.

Considerando a complexidade das metas dos ODS e que só poderão ser alcançadas com a participação efetiva e integrada entre sociedade civil, iniciativa privada e administração pública, para o enfrentamento ao aquecimento global e à desigualdade social, é fundamental uma ampla ação de comunicação e sensibilização.

Ações para aumentar a conscientização sobre os ODS:

Campanhas de comunicação: Utilizar mídias sociais, televisão, rádio e outros meios de comunicação para divulgar informações sobre os ODS e sua importância.

• Educação: Integrar os ODS nos currículos escolares e universitários para que os jovens aprendam sobre esses objetivos desde cedo.

• Parcerias: Colaborar com empresas, ONGs e outras organizações para promover eventos e atividades que aumentem a conscientização sobre os ODS.

• Iniciativas locais: Incentivar comunidades locais a desenvolverem projetos que contribuam para o cumprimento dos ODS, como hortas comunitárias, programas de reciclagem e campanhas de saúde.

• Engajamento público: Realizar workshops, seminários e palestras para educar o público sobre os ODS e como eles podem contribuir para alcançá-los.

Muitas dessas ações estão sendo feitas em Santos. São iniciativas que podem ajudar a aumentar o conhecimento e o engajamento dos moradores, mas ainda precisamos fazer mais para contribuir efetivamente para um futuro mais sustentável e equitativo para todos. Quanto mais a pessoa entende o que são os ODS, mais ela entende que faz parte do problema, e essas reflexões são transformadoras. Mudam o comportamento, e o cidadão começa a agir como parte da solução. Conheça, conecte e transforme!

Fábio Tatsubô – Movimento ODS Santos 2030

Artigo ODS publicado todas as terças no Diário do Litoral
https://www.diariodolitoral.com.br/



Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *