Estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) em Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, realizaram, na última terça-feira (10), visita técnica a Santos para conhecer iniciativas sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A programação incluiu palestra com o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos ODS (Depods/OTC) de Santos, Fábio Tatsubô, no Paço Municipal, além de visitas à Ecofábrica Rivaldo Santos de Almeida e ao Parque dos Mangues, ambos na Zona Noroeste.
Durante o encontro, Tatsubô apresentou as estratégias da Prefeitura para integrar os ODS às políticas públicas e enfatizou o impacto positivo de parcerias entre governos, universidades e sociedade civil. A Prefeitura de Santos, inclusive, assinou o termo de adesão à Rede Unesp Cidades, que fomenta ações em áreas prioritárias como preservação ambiental, transformação econômica e social e valorização dos ecossistemas regionais.
“A Agenda 2030 é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável local e o diálogo entre diferentes setores fortalece a criação de soluções conjuntas. A Rede Unesp amplia o alcance de ações colaborativas na promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou Tatsubô, que participou do Encontro de Redes Temáticas de Extensão da Unesp, realizado em novembro, em São Paulo.
AÇÕES PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE
Na Ecofábrica, os estudantes, liderados pela professora Suzana Paiva, puderam vivenciar como a economia circular pode transformar comunidades. O projeto combina qualificação profissional, educação ambiental, geração de empregos e recuperação do ecossistema manguezal.
“Foi muito significativo observar a Ecofábrica e sua dinâmica de funcionamento, que consegue integrar arte, sustentabilidade e inclusão social em um modelo que beneficia tanto o meio ambiente quanto a sociedade”, afirmou o estudante Esdras Garcia Pereira.
“Desenvolvemos projetos vinculados aos ODS na universidade, mas essa visita nos aproximou de uma situação que extrapola o espaço universitário. A experiência mostrou formas de implementar a Agenda 2030 em todo um município”, completou.
O grupo, que ratificou o aprendizado prático proporcionado pela experiência, também conheceu o Parque dos Mangues, considerado o primeiro parque fluviomarinho de Santos. O espaço é destinado ao lazer, à inclusão social e à educação ambiental, oferecendo opções como pista de caminhada, academia ao ar livre e brinquedos para crianças.
A professora Suzana Paiva destacou que a experiência reforçou o compromisso dos estudantes em alinhar suas iniciativas acadêmicas aos ODS. “A visita renovou a conscientização sobre a urgência de ampliar as parcerias entre universidade e sociedade para implementar ações concretas que tornem as cidades mais sustentáveis. Santos possui um trabalho inspirador”, finalizou.
Deixe um comentário